Os livros paradidáticos em sala de aula ajudariam a desenvolver o aluno em diversas areas, indo além e tornando o aluno um conhecedor de diversas formas de aprendizagem e não somente o que se é proposto por uma politica. Quando tais livros são aplicados em sala de aula despertam a curiosidade do aluno levando-o a participar mais das aulas e a desenvolver diversas formas de se expressar em seu cotidiano. Usamos o livro paradidático como “ferramenta” justamente para que você reflita sobre o processo de ensino-aprendizagem, ou seja, independentemente de a escola adotar uma apostila ou um livro didático, cabe ao professor ser o condutor do processo, usando o material como apoio, como uma ferramenta, justamente por isso é que o professor tem a liberdade de inserir conteúdos, alterar a ordem deles e se preciso “ousar” excluir algum tópico, pois o condutor da mediação é ele e não o material a ser utilizado. Segundo os PCNS – Parâmetros Curriculares Nacionais, os livros paradidáticos têm exatamente a função de oportunizar aos professores o desenvolvimento de trabalhos voltados para valores como: bondade, amizade, respeito, honestidade, ecologia, meio ambiente, poluição, dentre outros. A intenção dos livros deve ser a de trabalhar o lúdico, sem deixar que as crianças percebam outro sentido nos mesmos. Se o professor der muita ênfase aos valores morais das histórias, elas poderão tornar-se chatas para os alunos, criando uma aversão pelas mesmas e distanciando-se dos livros literários. Em A Galinha Ruiva, recontado por Elza Fiúza, pode-se mostrar o quanto é importante às pessoas se ajudarem, para depois manterem uma amizade saudável. Lalá a Latinha de Lixo, de Socorro Miranda, apresenta uma abordagem sobre a poluição e a reciclagem do lixo. No livro Se Ligue em Você, tio Gaspa fala de uma luzinha que todo mundo tem dentro de si, que acende e apaga, dependendo das emoções que sentimos. Na coleção de Brian Moses e Mike Gordon, em quatro volumes, encontramos valores como convivência e educação, responsabilidade e solidariedade, respeito e mentira e desprezo. Dessa forma, a sala de aula serve de instrumento para um trabalho educativo de qualidade, desenvolvendo valores éticos e morais nos alunos, trazendo discussões acerca de fatos que acontecem no nosso cotidiano, fazendo com que repensem suas atitudes com os colegas, professores e família. Aumentando assim a devolutiva em sala.